Plantio de soja acelera e vai a 4%, mas chuva ainda é irregular

O plantio da safra 2021/22 de soja chegou na quinta-feira, 30, a 4% da área estimada para o Brasil, contra 1% uma semana antes e 2% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.

De um modo geral, a semana foi marcada por pouca chuva e temperaturas altas, numa combinação que manteve a maioria dos produtores à espera de melhores condições para avançar com a semeadura.

  • Abertura Nacional do Plantio de Soja exalta produtor e sustentabilidade do grão

Paraná e Mato Grosso evoluíram relativamente bem na semana, favorecidos por algumas pancadas de chuva. A falta de volumes dignos de nota nos mapas de previsão, contudo, limitou o ritmo em Mato Grosso e também nos outros estados do Centro-Oeste e do Sudeste.

Plantio de soja. Foto: Divulgação

De olho nas boas chuvas previstas para o início de outubro – e que começaram a se confirmar já na sexta-feira, 1º, -, os produtores do Paraná foram os que mais avançaram com o plantio. A expectativa é de que, com a melhora da umidade, o ritmo seja ainda melhor nos próximos dias.

Milho

A semeadura do milho verão 2021/22, por sua vez, chegou na quinta-feira (30) a 33% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ligeiramente acima dos 31% de um ano atrás. Os trabalhos seguiram concentrados no três estados do Sul, como é normal em setembro.

Fonte: Canal Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *