Primeira etapa de declaração de rebanhos vai de 1º a 31 de maio; serviço é disponibilizado online, no site da Idaron

Neste domingo, dia 1º de maio, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), dá início à primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos, com foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves.

Vale lembrar que, já a partir deste domingo, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.

Os produtores terão até o dia 31 de maio para fazer a declaração, lembrando que podem ser utilizadas diversas plataformas: pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br), pelo e-mail ou WhatsApp das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s). “O processo de declaração é muito simples, pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, explicou o médico veterinário Júlio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron.

A declaração é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). “Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia e certificando o consumidor da qualidade de nossa produção”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *