Tecnologia do café em Rondônia

Produtividade e qualidade do café serão os temas centrais do Dia de Campo de Cafeicultura que acontece no sábado ( 10), a partir das 7h30 no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d´Oeste.

Dada à importância sócioeconômica da cultura para o Estado, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde a sua fundação, tem realizado inúmeras pesquisas, visando aumentar o rendimento das lavouras e melhorar a qualidade do café produzido, reduzindo custos e minimizando os riscos ao meio ambiente.

Conforme o pesquisador da Embrapa Rondônia, Wilson Veneziano atualmente, a Empresa no Estado conduz projetos com a cultura do café nas áreas de melhoramento genético, manejo ecológico, biologia e controle de pragas, socioeconomia e transferência de tecnologia.

Com a safra de 2008, de acordo com dados da Conab, estimada entre 1.636 e 1.720 mil sacas, o estado de Rondônia mantém a posição de segundo maior produtor nacional de café robusta, sendo o Espírito Santo o maior produtor com previsão de 10.188 mil sacas. Este resultado representa um crescimento, em Rondônia, de até 16,1% quando comparado com a safra obtida em 2007.

A produtividade média em Rondônia é de 10 sacas/ha considerada baixa, devido a práticas de manejo inadequadas, baixa fertilidade dos solos, entre outros fatores, enquanto no Espírito Santo esta média chega a 20,48.

Experimentos da Embrapa Rondônia mostram que esta média pode alcançar facilmente valores superiores a 20 sacos/ha, utilizando mudas de qualidade superior, manejo adequado desde a implantação da lavoura até a fase de comercialização do produto.

No Dia de Campo serão apresentadas e discutidas com os participantes a prática de técnicas de adubação, condução, colheita e do processamento do café. Em lavouras onde se utilizam práticas intensivas de manejo já foram alcançadas por produtores de Rondônia  produtividades superiores a 70 sacas/ha, de acordo com as recomendações da pesquisa agropecuária. 

O evento tem o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, da Embrapa Café, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto d´Oeste, Secretaria de Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), Idaron e da Emater.

Mais informações sobre o evento no Campo Experimental pelo telefone (69) 3461-3235 ou pelo site da Embrapa Rondônia www.cpafro.embrapa.br.

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)Embrapa RondôniaContatos: (69) 3225-9387daniela@cpafro.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: EMBRAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *