‘Vamos fazer com que pequenos e médios tenham mais acesso a crédito’

Em evento na Associação Comercial de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, dia 17, a ministra Tereza Cristina afirmou que o Plano Safra 2019/2020, que será anunciado oficialmente nesta terça, dia 18, no Palácio do Planalto, vai dar prioridade aos pequenos e médios agricultores.

A ministra afirmou que, como a verba total para o Plano Safra não aumentou em relação ao ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai distribuir os recursos de forma a atender um número maior de produtores, mas sem discriminar os grandes do setor.

“Vamos privilegiar, ou focar mais, no número maior de produtores para pegar os recursos do Plano Safra. Não é que vamos discriminar os maiores; para eles teremos outras opções, para que também tenham recursos mais baratos e mais compatíveis com a nossa atividade agropecuária. Mas vamos fazer com que os pequenos e os médios tenham mais acesso ao crédito, o que eles nem sempre tiveram”, disse.

Tereza Cristina também confirmou o aumento do valor destinado ao seguro rural para R$ 1 bilhão, como já tinha sido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, e fez um apelo para que os bancos reduzem os spreads nos empréstimos ao setor rural, após o aumento das coberturas de seguro e a redução dos riscos embutidos nos financiamentos.

A ministra disse que o Tesouro Nacional vai disponibilizar R$ 10 bilhões para a subvenção ao crédito rural. O detalhamento do plano ficará para esta terça.

fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *