Pecuarista de Goiás revela a fórmula para terminar bovinos de 12 meses com 20@

Confira a entrevista com o médico-veterinário e sócio-fundador da Lageado Biotecnologia e Pecuária, Edmundo Vilela

 

produtor de mineiros inova e atinge marca impressionante em ganho de peso em seus bovinos de corte: 12 meses com média de 20 arrobas. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

 

No competitivo mercado da pecuária, a busca por melhoramento contínuo e técnicas inovadoras é incessante.

Um pecuarista de Goiás, da cidade de Mineiros, tem atraído a atenção do setor agropecuário por sua habilidade em elevar a produtividade e a qualidade na produção de carne.

O médico-veterinário Edmundo Vilela, sócio-fundador da Lageado Biotecnologia e Pecuária, aceitou o convite para uma conversa franca no estúdio do programa Giro do Boi no Canal Rural de São Paulo.

Ele compartilhou os detalhes dessa façanha que é fruto de um misto de genética, manejo nutricional e uma pitada de persistência.

Planejamento: a base do sucesso

Vilela esclarece que o segredo começa no planejamento meticuloso. A data de nascimento é um fator crucial, onde cada detalhe conta, desde a época de gestação até as condições nutricionais que a mãe e o bezerro recebem.

O pecuarista destaca que o conhecimento disseminado por entidades como a Embrapa ajudou a calibrar o processo de nascimento e criação dos animais para atingir pesos ideais em um período reduzido.

Nutrição: o pilar do desenvolvimento animal

Vilela é enfático ao salientar que não se trata apenas de fornecer alimento, mas de assegurar que a dieta seja rica, balanceada e adequada para cada fase de desenvolvimento animal.

A nutrição aparece como um dos pilares fundamentais no processo de obtenção desses resultados surpreendentes.

O processo nutricional é calibrado para garantir que o gado atinja rapidamente seu potencial genético de crescimento.

Genética: explorando a heterose e a precocidade

Além da nutrição, a escolha genética meticulosa contribui avassaladoramente para o sucesso.

A heterose, resultado do cruzamento entre diferentes raças, é um fenômeno bem-explored no gado da Lajeado. Animais tricross, e até mesmo Nelore puro, são selecionados e manejados para alcançar a super precocidade, um conceito que posiciona o gado com altos ganhos de peso em um ciclo anual.

O impacto do manejo e o papel da tecnologia

Edmundo também menciona o papel da tecnologia e do manejo aprimorado para chegar a animais com desempenho notável.

Experiências compartilhadas ao longo das duas décadas sustentam as práticas atuais, demonstrando que a combinação de ciência e prática pode trazer resultados tangíveis para a mesa do pecuarista.

Desmistificando dúvidas e firmando realidades

Por fim, a presença de Vilela no “Giro do Boi” serviu para desmistificar dúvidas e renovar a confiança na capacidade inovadora do produtor brasileiro.

Os resultados falam por si: a prática consistente e bem fundamentada em tecnologia, genética e nutrição é capaz de transformar positivamente a realidade da pecuária nacional.

Essa experiência realça o poder de uma pecuária moderna e progressista, sinalizando que o campo ainda tem muitas inovações para oferecer, não somente para o Brasil mas para o mercado global de carne.

 

Font:Girodoboi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *