Visão Rural, Sindicatos Theobroma/Jaru, Fetagro e parceiros, realizam sonhos de agricultores, através do Programa Nacional do Crédito Fundiário-PNCF

O projeto de financiamento pra adquirir a primeira Terra em nosso município, iniciou em 2018, quando na oportunidade mais de 400 pessoas se reuniram no salão da Comunidade São Cristóvão para que fosse apresentado às normativas do programa crédito fundiário, desde então, foram realizadas várias reuniões, juntadas de documentos e elaboração de projetos.

O Sindicato trabalhadores rurais de Theobroma e Jaru, com orientações e acompanhamento da Fetagro, elaboraram os projetos conforme normas do programa.

A prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, contribuiu na mobilização e organização da documentação.

A visão rural, elaborou o projeto produtivo e dará assistência técnica aos agricultores no período de 3 anos. A Unidade Tecnica Estadual – UTE acolheu as propostas fez análise e encaminhou para o Cenop avaliar cada proponente e aprovar o projeto, devido haver algumas pendências por parte de alguns proponentes o processo foi um pouco demorado, mas se concretizou no mês de junho. Os contratos foram lavrados pelo Banco do Brasil que gerencia o financiamento, a partir de então, serão assinados e encaminhados para Cartório de registros de imóveis, para que seja lavrada a escritura, após esse processo o banco pagará a Terra ao proprietário.

Após os trâmites legais os proponentes terão acesso a sua primeira terra para poder produzir grãos, frutas e cria de pequenos animais.

O financiamento terá duração de 25 anos, sendo 03 anos de carência e 22 parcelas de pagamento.

O Sindicato e os parceiros envolvidos nesse projeto estão contentes por contribuir com a realização dos sonhos dessas 70 famílias de agricultores em adquirir sua primeira terra e realizar seus sonhos. Assim poderão permanecer na terra e produzir, com isso, o município se fortalecerá, pois haverá maior produção, nesta área serão plantadas inicialmente 90 hectares de café e aproximadamente 40 hectares de cacau,alavancando a produção do município para sua melhoria e desenvolvimento.

Os nossos agradecimentos aos parceiros, agricultores, aos proprietários. Rui e Devanir, aos colaboradores: CMDR, Câmara de Vereadores, Igreja Católica.

Fonte: portaltheobroma

As fotos de aglomeração, foram registradas antes da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *